Doença Renal nos Gatos: o que deve saber

Doença Renal nos Gatos: o que deve saber

Tem um gato e já ouvi falar da Doença Renal? Sim, é uma doença comum nos felinos, mas pode ser evitada! Saiba como com o veterinário da DrBigodes.

O que é Doença Renal nos Gatos?

A Doença Renal em Gatos é uma patologia comum, por norma, em idade mais avançada e que afeta a funcionalidade dos rins dos felinos. Os rins têm um papel fulcral na eliminação de resíduos do organismo. Esta doença pode ser classificada em duas principais categorias:  Doença Renal Aguda e Doença Renal Crónica.

Qual é a Diferença entre Doença Renal Aguda e Doença Renal Crónica?

Doença Renal Aguda surge após um episódio agudo, como por exemplo, obstrução urinária, infeções graves, ingestão de substâncias tóxicas ou de problemas circulatórios.

Já a Doença Renal Crónica surge a longo prazo e, por norma, está associado ao envelhecimento do gato ou devido a outras causas como infeções renais crónicas, obstruções urinárias frequentes, hipertensão ou outras.  Ambas têm tratamento, apenas a Doença Renal Crónica não tem cura, mas pode ser controlada.

Quais são os sintomas da Doença Renal nos Gatos?

Os sintomas da Doença Renal Aguda são: Vómitos, desidratação, letargia, falta de apetite e diminuição de produção de urina.

Os primeiros sintomas da Doença Renal Crónica são: o aumento de consumo de água e aumento da frequência de idas à caixa de areia. Os sintomas que surgem quando a doença está a avançar são: vómitos, diarreia, perda de peso, letargia e desidratação.

Como fazer o diagnóstico da Doença Renal nos Gatos?

Para fazer o Diagnóstico da Doença Renal nos gatos é necessário que o médico veterinário faça o exame físico, assim consegue observar sinais clínicos como: desidratação, dor abdominal, palidez nas mucosas, comportamento anormal, entre outros sinais.

Após a avaliação física o médico poderá requisitar algumas análises e exames, como análises ao sangue para detetar alguma anormalidade nos níveis de função renal e eletrólitos. Análise de urina, para detetar resíduos, proteínas ou presença de sangue.

Podem ser requisitados outros exames?

Podem ser ainda requisitados outros exames, como ecografia abdominal, para se detetar obstruções ou anomalias estruturais. Ou ainda raio x, para avaliar o sistema urinário.

Para ajudar a diagnosticar a Doença Renal é muito importante saber se existem doenças associadas e quais são os sintomas observados pelo tutor.

Existe tratamento para a Doença Renal em Gatos?

Existe tratamento para a Doença Renal Aguda. Primeiramente é necessário apurar a causa da doença primária que provocou a Doença Renal Aguda, para definir o tratamento, juntamente com administração de soro para hidratar o animal, pois a desidratação é um dos sintomas da doença renal.

Existe tratamento para a Doença Renal Crónica?

Na Doença Renal Crónica, tal como o nome indica, é uma doença crónica, mas existe tratamento para atenuar os sintomas. Para isto será prescrito pelo médico veterinário um tratamento direcionado para esta doença, que inclui uma dieta adaptada, medicação, controlo de análises e controlo da pressão arterial.

Como pode prevenir que o seu Gato desenvolva Doença Renal?

Para prevenir que o seu gato desenvolva Doença Renal deverá fazer check ups regulares. Deverá estar também atento ao comportamento do seu gato, caso ele beba mais água, se aumentou a frequência das idas à caixa de areia ou se existe alguma alteração no apetite, vómitos e/ou diarreia.

O que mais pode fazer pelo seu gato?

Forneça ao seu gato uma dieta equilibrada e de qualidade, bem como, acesso constante a água fresca e limpa, pois é meio caminho andado para evitar que o seu gato desenvolva Doença Renal. Contudo, em caso necessário e indicado pelo veterinário, poderá oferecer ração para trato renal.

É importante também que promova o exercício físico, para manter um peso saudável. Brinque com o seu gato pelo menos 10 a 15 min por dia, corra atrás dele, proporcione-lhe brinquedos interativos e mantenha-o ativo.

Para fazer o despiste da Doença Renal no seu Gato, marque consulta com a DrBigodes. Oferecemos o serviço de veterinário ao domicílio, sem custo extra e sem stress para o seu animal.