Apesar de haver gatos de aparência muito diferente, as suas variações morfológicas não influenciam o seu temperamento. O comportamento que podemos esperar de todos os gatos é similar: animal independente , muito ligado a casa, tendência para vaguear, introversão e sigilo são a norma.
A personalidade do gatinho
Quando observamos diferenças são sempre relacionadas com a personalidade do gatinho que é variável e produto tanto da sua herança genética como do meio ambiente em que foi criado. Uns gatinhos são mais sociáveis, alegres e até descarados, enquanto outros são mais retraídos e tímidos.
Amor à primeira vista
Em consequência, a eleição de um gato vem marcada pela sua aparência física e não pelo seu temperamento. Nos gatos, tudo é amor à primeira vista, uma preferência pessoal fundamentada em razões estéticas e emocionais.
A ter em conta…
É importante tomar em consideração outros factores igualmente importantes. O comprimentos do pelo e o seu tipo, por exemplo, condicionarão seriamente o tempo que dedicamos à sua manutenção e também à limpeza da casa, já que determinados exemplares soltam muito pelo.
Condições climatéricas como o frio, o calor ou a humidade, também condicionam a posso de certas raças, como os gatos sem pelo.
Um gato de raça
Optar por um gato de raça é uma opção pessoal. Se é o seu caso, deve saber que estes animais têm um preço elevado. Opte por procurar um criador reconhecido no Clube Português de Felinicultura.
Alguns pontos
Para comprar um gato de raça siga os seguintes pontos:
– Visite vários criadores com ninhadas antes de eleger o seu gatinho,
– Receie aqueles criadores que têm muitas ninhadas, pois os seus animais podem estar em más condições de higiene e saúde,
– Comprove que o gatinho tem as vacinas em dia e todas as desparasitações apropriadas, se tem o boletim sanitário assinado e aprovado por um médico veterinário certificado, e que lhe entregam o seu pedigree,
– É preferível que peça uma factura, pois é a única forma de reclamar caso o seu gatinho tenha alguma doença oculta ou defeitos congénitos.
Gato ou gata?
Os gatos não têm personalidades muito distintas devido ao sexo. Ainda que algumas fêmeas sejam mais carinhosas e caseiras do que os machos. No entanto, podem surgir certos inconvenientes ligados ao sexo. Os machos adultos têm necessidade de marcar o seu território com urina e arranhadelas. Para marcar o território com urina, o gato levanta os quartos traseiros, fazendo um movimento similar ao caminhar, sacode a cauda e expele uma pequena quantidade de urina sobre uma superfície vertical, deixando uma evidente marca de odor. Também fogem de casa em busca de fêmeas, a partir da puberdade.
As fêmeas têm um cio muito incómodo de suportar, que chega a ser contínuo, durante desde o inicio da primavera até à chegada do inverno. O cio é acompanhado de miados, constantes e lastimosos, e muitas vezes, de uma gravidez indesejada.
Estes problemas são eliminados com a esterilização. Por isso, o importante não é a dúvida entre escolher um macho ou uma fêmea, mas saber se está disposto a esterilizar o seu animal de companhia.