Esconderijos ” A importância de não saberem onde estou!”


← Voltar ao blog

Muitas vezes as pessoas colocam um guizo na coleira do seu gato porque “deste modo sabemos sempre onde está”. Reflectindo um pouco, imagine que não está nos seus dias, sente-se mais irritado(a) e apetece-lhe que ninguém o “aborreça”. O seu gato, devido à sua natureza de caçador solitário, pode ter esta necessidade várias vezes! Este comportamento deve ser respeitado. Desde que a casa esteja preparada para o gato e, como tal, seja segura, não precisa de saber sempre onde ele está.

Os gatos adoram companhia e estar horas a dormir ao nosso lado ou mesmo literalmente em cima de nós, mas também adoram a sua privacidade.

O que devemos fazer

– Proporcione esconderijos, como por exemplo, caixas de cartão. A própria transportadora pode constituir um bom esconderijo. Se conseguir um esconderijo num local alto o seu gato vai adorar.

– Permita que o seu gato vá para debaixo da cama ou para dentro do roupeiro.

– Retire o guizo da coleira sempre que ele está em casa.

O que não devemos fazer

– Não devemos perturbar o gato nos seus momentos de descanso.

Evite os acidentes

Devido à sua natureza exploradora, os gatos correm o risco de se aventurarem em locais menos seguros. Cuidado com a máquina de lavar roupa e com os armários que se possam fechar depois do gato entrar. Os esconderijos têm de ser seguros.

Será normal?

Embora a necessidade de estar só seja um comportamento normal, se o seu gato muda o comportamento para se isolar mais do que é habitual, isto deve ser atendido como um isolamento por desconforto e o gato deve ser observado pelo médico veterinário.

Um gato que é respeitado, é um gato mais seguro e mais feliz!