Galgo Inglês: Raça de Cães mais Elegante e Rápida


← Voltar

Raça Galgo Inglês

O Galgo Inglês é uma raça de cães conhecida pela sua velocidade, elegância e simpatia. Saiba tudo sobre esta raça, com o veterinário da Dr. Bigodes.

Quais são as características físicas da raça Galgo Inglês?

Os cães de raça Galgo Inglês são característicos pela sua estrutura esguia e de pernas altas, cabeça estreita e longa, com orelhas dobradas para trás. O seu pêlo é curto e liso, podendo apresentar cores e padrões como: tigrado, cinza, acastanhado, preto e branco, entre outras. São cães de tamanho médio/grande. Os machos podem pesar entre os 27 e os 34 kg, as fêmeas podem pesar entre os 24 e os 30 kg. A sua esperança média de vida varia entre os 10 e os 14 anos. O seu físico concede-lhes todas as competências para serem cães bastante velozes e ágeis.

 Personalidade

Os Galgos Ingleses apesar de serem incrivelmente rápidos e ágeis, são super calmos e dóceis. São cães que adoram companhia e são muito afetuosos com os seus tutores. Em contradição, eles têm um lado reservado para os desconhecidos, precisam de algum tempo para se darem a conhecer. Apresentam também uma faceta de teimosia, mas nada como um reforço positivo para ajudar a combatê-la.

Qual é a origem da raça Galgo Inglês?

A Origem da Raça Galgo Inglês não é muito certa, mas sabe-se que esta raça foi desenvolvida ao longo de séculos, no Reino Unido, para se tornarem mestres na caça de lebres. Eram igualmente adorados pela aristocracia inglesa, não só pela caça à lebre, mas pela sua popularidade como cães de corrida, que se perpetua até aos dias de hoje. A velocidade máxima atingida pelos Galgos pode ir até em média aos 70 km/h e conseguem atingi-la em segundos.

Quais são as doenças mais comuns no Galgo Inglês?

Tal como qualquer outra raça, os cães de raça Galgo Inglês, apresentam algumas patologias comuns da raça, as quais vamos abordar, já de seguida.

Cardiomiopatia Dilatada

A Cardiomiopatia Dilatada é uma patologia que afecta o coração, tornando-o fraco e dilatado. É uma doença progressiva e crónica, a qual, com o tratamento adequado poderá ser mais controlada e assim proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal.

Problemas Oculares

Os problemas oculares são comuns nesta raça. Os Cães de raça Galgo Inglês são mais propícios a desenvolver doenças como cataratas, atrofia progressiva da retina ou glaucoma.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo pode ser uma patologia comum nesta raça. O Hipotireoidismo significa que a glândula da tiroide não está a produzir hormonas suficientes, o que se pode traduzir em aumento de peso, prostração e alguns problemas de pele/pêlo.

Displasia da Anca/Cotovelo

A Displasia de Anca/cotovelo é frequente em animais de grande porte. Os Galgos Ingleses podem sofrer desta patologia, que afecta as articulações e pode impactar a mobilidade do animal.

Quais são os cuidados especiais a ter em consideração com os Galgos?

Os Galgos Ingleses, por terem a estrutura que têm necessitam de certos cuidados especiais como:

Exercício Físico Adequado para o Galgo Inglês

Esta raça é atlética e por essa razão o exercício físico adequado é muito importante para a sua saúde, bem como estimula a sua mente. São cães que gostam de brincar e correr ao ar livre.

Agasalhos em dias mais frios

Os Galgos Ingleses têm um pêlo curto e não possuem subpêlo, o que acaba por não os aquecer tanto no inverno, como acontece com outras raças mais peludas. O mais aconselhado para os dias mais frios é vestir um casaco ou camisola ao seu galgo para que este possa ter passeios mais aconchegados.

Dieta Equilibrada

Devido à estrutura desta raça e consoante a atividade física que tem, uma dieta equilibrada, de qualidade e proporcional ao seu tamanho é essencial para uma vida mais equilibrada. Esta raça tente a aumentar o seu peso com facilidade, por essa razão não descure na alimentação.

Treino e Socialização

A socialização nos cães tem de ser feita entre os 4 e os 6 meses de idades, sendo comum a todas as raças. O treino é aconselhado desde cedo, com reforço positivo, pois estes cães, devido à sua teimosia, são mais facilmente aliciados e respondem melhor com recompensas positivas.

Visitas Regulares ao Veterinário

Os check ups regulares com o médico veterinário, melhor amigo do seu cão, são fundamentais para garantir o bom acompanhamento da saúde do animal.

Se está a pensar em adoptar um Galgo Inglês ou tem algum cão desta raça, ou conhece alguém que tenha um, marque já consulta com a Dr. Bigodes. A nossa equipa de médicos veterinários está disponível à distância de um click ou de uma chamada.

Agendar Consulta