Gato Angorá é das raças de gatos mais antigas do mundo. São conhecidos pela sua elegância, pelagem sedosa e personalidade. Saiba mais com o veterinário da Dr. Bigodes.
Quais são as características físicas dos Gatos Angorá?
Os gatos Angorá são caraterísticos pela sua estrutura esguia e elegante, com pelagem sedosa, fina e longa. Podem encontrar-se me várias cores como: preto, azul, vermelho, prata, etc. mas a sua cor tradicional e original é o branco. Os olhos podem ser azuis, verdes, âmbar ou heterocromos (um olho de cada cor). Podem pesar entre 2.5 e os 5 kg e a sua esperança média de vida pode variar entre os 12 e os 18 anos.
Personalidade do gato Angorá
Os gatos Angorá são muito inteligentes, curiosos e ativos. Têm necessidade de estímulos físicos e mentais para não se sentirem entediados, gostam de escalar, explorar, brincar e interagir com o tutor, criando uma forte ligação com ele. Costuma ser um gato muito vocal para expressar emoções, pedir comida ou chamar a atenção, mas apesar disto, é um gato que gosta da sua independência. Tem uma personalidade forte e cativante, se for contrariado pode ser um pouco teimoso porque gosta de mostrar que é o líder da casa. Cada gato tem o seu estilo de vida e os Angorá não são excepção!
Origem da raça Angorá
A raça Angorá tem raízes que remontam ao século XV na região de Ancara (antiga Angorá), na Turquia, que deu origem ao nome da raça. Foi uma das primeiras raças de gatos de pelo longo a chegar à Europa. No século XIX, quase desapareceu devido à popularidade dos Persas, mas foram feitos programas de preservação na Turquia, que fez com que conservassem esta raça.
Finalmente foi reconhecida oficialmente por associações como CFA (Cat Fanciers’ Association) em 1973.
Quais são as doenças mais comuns nos gatos Angorá?
Os gatos Angorá têm predisposição para algumas doenças, saiba quais.
Surdez congénita no Angorá
A surdez congénita é mais comum em Angorás brancos de olhos azuis ou heterocromos. O gene que afeta a cor da pelagem branca pode estar associado à surdez, pois afeta também o desenvolvimento das células responsáveis pela audição no ouvido interno. Pode afetar um ouvido só ou ambos. Muitos gatos surdos adaptam-se bem, mas exigem cuidados especiais, como não sair sozinhos à rua e comunicação visual.
Cardiomiopatia Hipertrófica
A Cardiomiopatia Hipertrófica é uma doença que afeta o miocárdio. Este torna-se anormalmente espesso, mais especificamente no ventrículo esquerdo do coração o que pode resultar num bombeamento pouco eficaz do sangue.
Ataxia hereditária (rara)
Ataxia hereditária é uma doença neurológica genética que afeta a coordenação motora dos gatos. Manifesta-se geralmente nos primeiros meses de vida e traduz-se na dificuldade em andar, tremores e falta de equilíbrio. Não tem tratamento eficaz e os casos graves não sobrevivem muito tempo. Felizmente é uma doença rara e os criadores responsáveis fazem testes para evitar a sua transmissão.
Cuidados Especiais a ter em consideração com os gatos Angorá
Os gatos Angorá, como qualquer animal, precisam de certos cuidados especiais, tais como:
Exercício e Estimulação do gato Angorá
O gato Angorá é extremamente ativo e curioso, precisa de estímulo físico e mental. Ao oferecer brinquedos interativos, arranhadores ou árvores arranhadoras, interagir com ele, poderá proporcionar-lhe esses momentos, combinado de exercício físico. Caso contrário o Angorá poderá ficar entediado e ansioso, por isso tente tornar a sua casa pet friendly.
Cuidados com a pelagem
O pêlo do Angorá é longo, fino e sedoso, mas não tem subpêlo espesso, por essa razão, não embaraça facilmente. Para assegurar os melhores cuidados com a pelagem do gato Angorá, o ideal será, escovar 2 a 3 vezes por semana e nas alturas de muda de pêlo, diariamente.
Check-ups e acompanhamento médico do gato Angorá
Os check-ups e o acompanhamento médico do gato Angorá deverão ser feitos de forma regular devido à predisposição desta raça para certas doenças, como a surdez, no caso dos gatos brancos com olhos azuis ou heterocromos que podem nascer surdos. Requerem ambiente seguro em casa e sem acesso à rua. Check-ups cardíacos regulares, principalmente em linhas com histórico, como é o caso desta raça.
Caso esteja a pensar em adoptar um Angorá, ou já tem um como membro da sua família, e quer fazer o seu correto acompanhamento, marque já consulta com a Dr. Bigodes, vamos até a sua casa. Pedimos que aguarde comodamente no seu sofá!