Azul Russo: O Gato Leal


← Voltar

Azul Russo

Azul Russo é um raça de gatos muito elegante, calma e leal ao seu dono. Saiba mais sobre esta raça com o veterinário da Dr. Bigodes.

Quais são as características físicas dos Gatos Azul Russo?

Os gatos de raça Azul Russo têm uma pelagem muito característica densa e num tom azul acinzentado com um bilho prateado. Por norma, são elegantes e musculosos. Os seus olhos são verdes e as bochechas são mais destacadas, o que lhes concede um formato de cara único. Podem pesar, em média, entre os 3 kg e os 5 kg e a sua esperança média de vida é entre os 15 e os 20 anos.

Personalidade dos Azul Russo

Este gato tem uma personalidade calma, relativamente tímida e leal ao seu dono. Costumam ser gatos bastante brincalhões, curiosos e ágeis. Têm facilidade me aprender comandos e são inteligentes ao ponto de enfrentar desafios, como abrir uma porta fechada, por exemplo. São excelentes companheiros para quem valoriza uma presença tranquila e carinhosa, pois vocalizam pouco e gostam muito da companhia dos seus tutores.

Origem da raça

A origem da raça é dúbia, porém os relatos apontam para o norte da Rússia, para a cidade de Arkhangelsk, também conhecida como “Arcanjo”, que em tempos deu nome à raça. Com o passar do tempo, a criação e desenvolvimento desta raça preserva a elegância e o charme dos primeiros gatos Azul Russo trazidos da Rússia, com uma pelagem única, espessa e dupla, para proteção do frio gélido típico da região.

Quais são as doenças mais comuns nos gatos Azul Russo?

Os Azul Russo podem sofrer com algumas doenças que são mais comuns da raça, tais como:

Obesidade

Apesar de serem gatos elegantes, se não forem estimulados para fazerem exercício podem ganhar excesso de peso, o que acarreta outros problemas secundários de saúde, nomeadamente diabetes, problemas cardíacos e problemas de articulações.

Doença Renal Crónica e Cálculos Urinários

A doença renal crónica e os cálculos urinários são comuns nas várias raças de gatos, principalmente com o decorrer da idade. Uma alimentação de qualidade e ter bastante água à disposição poderá ser uma forma de prevenção no desenvolvimento destas patologias.

Problemas Respiratórios e Alergias Alimentares

Os Azul Russo são gatos sensíveis e por essa razão podem desenvolver doenças respiratórias e algumas alergias, nomeadamente alimentares. A vacinação é fortemente recomendada para evitar o desenvolvimento de problemas respiratórios, tais como rinotraqueíte viral felina e calicivírus felino.

Cuidados Especiais a ter em consideração com os Gatos Azul Russo

Todas as raças de gatos têm cuidados especiais, os Azul Russo não são excepção.

Pelagem

Para os gatos Azul Russo manterem a sua pelagem magnifica, será necessário que sejam escovados, pelo menos, uma vez por semana. Apesar de ser difícil criarem nós, mantêm o seu pêlo bonito, livre de pêlos mortos, sujidade e parasitas. 

Dieta equilibrada e Hidratação

Os gatos Azul Russo são elegantes, contudo, se não forem exercitados podem ganhar excesso de peso. Para evitar este cenário, é aconselhado a oferecer uma dieta de qualidade, equilibrada e racionar as porções da ração, bem como dispor várias taças de água pela casa, ajudando na hidratação e prevenindo doenças renais ou de trato urinário.

Ambiente Tranquilo e Estável

Todos os gatos procuram ambientes tranquilos e estáveis, mas existem raças mais predispostas ao stress do que outras. Os Azul Russo são gatos tímidos e sensíveis às mudanças nas suas rotinas. Proporcione um ambiente acolhedor e tranquilo para o seu gatinho.

Os check-ups regulares são sempre recomendados para fazer o correto acompanhamento do seu gato, seja ele de que raça for. Marque já consulta com a Dr. Bigodes! Temos uma equipa de médicos veterinário experientes e focados no bem-estar do seu patudo e à distância de um click ou de uma chamada.

Agendar Consulta