Mudança de dentes nos cães


← Voltar

Mudança de dentes nos cães

Tem de lutar diariamente com o seu cão para recuperar os seus sapatos? Aquelas pantufas tão cómodas com que via televisão ou os seus elegantes sapatos de salto agulha são agora da propriedade do seu cão e estão inutilizados e babados? Mudança de dentes nos cães é apenas uma fase e está a educá-lo mal!
Descubra tudo com o veterinário da DrBigodes.

Porque é que o meu cão destrói tudo?

Primeiro deve saber que destruir não é uma característica própria de um cachorro jovem, que passa com a idade, mas a expressão de que algo não está bem. Pode ser tão simples como não ter brinquedos ou estes não serem adequados ao seu cão, mas também a expressão de males mais profundos como ansiedade, hiperactividade ou dor causada pela mudança de dentição.

Existe mudança dos dentes nos cães?

O comportamento destrutivo nos cachorros, na maior das vezes, é a sua resposta ao processo físico de mudança de dentição. A idade em que se produz a mudança de dentição varia de umas raças para as outras, sendo também influenciada pelo meio ambiente e alimentação.

Quando se inicia o processo de mudança de dentes?

Normalmente, inicia-se por volta dos 3 meses, com a mudança dos incisivos e finaliza aos 7 meses, com a mudança dos caninos. Entre os 4 e os 6 meses de idade dá-se a mudança dos pré-molares e molares. Essas mudanças provocam tristeza e mal-estar no cão, que procura alívio a morder objectos, como os sapatos do dono.

Explorar e mordiscar

O cachorro explora o mundo que o rodeia vendo, cheirando e apanhando as coisas com a boca. Os cães pegam tudo com a boca porque usam as suas gengivas, língua e lábios para obter informação dos objectos que estão ao seu alcance.

Mordiscar é uma actividade agradável para os cachorros, estão entretidos e consola a sua solidão, por isso quando os deixamos sozinhos em casa é o momento em que ocorrem os maiores desastres. Esta exploração oral favorece a maturidade do cão estimulando a inteligência, a boca é uma fonte de conhecimento que lhe permite descobrir as características dos objectos que o rodeiam, a sua textura, o sabor, etc, aguçando os seus sentidos, exercitando os músculos maxilares e a destreza oral. A roupa e o calçado dos donos é facilmente posta à boca uma vez que o odor da roupa o ajuda a aliviar o medo e a saudade.

Disponibilize brinquedos

É simples evitar que morda os sapatos, basta deixar-lhe uma boa quantidade de brinquedos de borracha, como bolas e mordedores. Devem ser resistentes, para que não os consiga rasgar com facilidade, não devem ser tóxicos e não deve conseguir engoli-los. Sob nenhuma circunstância deve poder brincar com um sapato velho, pois o animal não saberá distinguir posteriormente um sapato velho de um novo.

Nunca pense que o seu cão está a vingar-se de ter ficado sozinho ou que se trata de raiva. Os cães não têm maldade. Num apartamento o cão passa muitas horas fechado e não tem nada que chame a sua atenção e que lhe permita estar ocupado. Pense em actividades para o seu cão para que este esteja ocupado e deixe os seus sapatos.

Para aliviar as gengivas

Um truque caseiro para aliviar os cachorros durante a mudança dos dentes é molhar um brinquedo ou corda de roer, e colocá-lo no congelador. Quando está congelado dá-se ao cachorro para que o mordisque. Vai adormecer a sua dor nas gengivas e vai sentir-se melhor.

Coloque-se no lugar do cachorro

Vamos fingir por uns minutos que somos um cão. Coloque-se de joelhos e olhe à sua volta. O que vê? Há coisas no chão que seriam interessantes e divertidas de morder se fosse um cão? Recolha todas essas coisas e arrume-as num local inacessível ao cão. Vê portas abertas? O que há por detrás dessas portas? É um armário com um monte de coisas interessantes? Sapatos e ténis usados têm um odor especialmente atractivo para o cão. feche todas as portas que podem conduzir a problemas, não facilite e evite estar sempre a dizer “Não comas isso!“.

Cuidados a ter com a mudança de dentes nos cães!

Deixe todos os sapatos e outros objectos de que o cão goste fora do seu alcance. Feche a porta das divisões mais desorganizadas, onde há uma grande quantidade de objectos pelo chão ao alcance do cão, para o manter afastado das tentações. Proporcione ao seu cão mais brinquedos que não se pareçam com os objectos do lar. E não compre brinquedos que imitem sapatos!

Proporcione ao seu cão a possibilidade de fazer muito exercício ao ar livre, isso alivia o seu aborrecimento e liberta a tensão acumulada. Faça o seu correto acompanhamento e marque já consulta com a DrBigodes.

Agendar Consulta