Obesidade nos cães não é sinónimo de formosura e o veterinário da Dr. Bigodes explica porquê! O seu animal de estimação aumentou substancialmente e não sabe como?
Como pode identificar o aumento de peso no seu cão?
Pois bem, de uma forma sucinta é de esperar que olhando de cima para o seu animal consiga perceber uma estrutura corporal triangular, sendo que a zona do tórax deverá ser mais larga do que a zona lombar. Por outro lado, as costelas poderão não estar visíveis mas se passar a sua mão na zona torácica deverá identificá-las facilmente, caso não o sinta, o seu cão estar num estado de obesidade.
Quais são as principais razões para obesidade nos cães?
No caso dos animais de estimação, à semelhança do que acontece com as pessoas, gordura não é formosura. Se de facto o seu cão aumentou muito o peso, identificável à vista desarmada ou se recorreu a uma balança para o pesar deverá identificar as razões que estarão na base deste aumento.
O sedentarismo
A falta de exercício físico poderá ser um dos principais motivos.
Extras alimentares
Se fornece habitualmente ao seu animal de estimação extras como pão, massa, arroz ou até mesmo alimentos doces, salgados, saiba que para além do aumento de peso poderá estar a desencadear a longo prazo outro tipo de doenças no seu animal de estimação.
Outros fatores
É importante perceber se o excesso de peso vem acompanhado de outros sinais clínicos que poderão estar na base de alguma doença. O excesso de peso pode ser fatal. Marque consulta para fazer o despiste.
De que forma este obesidade pode alterar a rotina diária do seu cão?
De uma forma geral o cão tenderá a estar mais relutante ao movimento, passará mais tempo deitado, do que em atividades que impliquem esforço físico como correr, saltar, por exemplo. Se, por outro lado, associado ao aumento do peso o animal tiver problemas articulares é de notar sinais de dor e desconforto como dificuldade a levantar-se, dificuldade a subir escadas, inchaço associado a dor numa ou várias articulações, lamber excessivamente uma determinada articulação. Neste cenário, marque consulta com o médico veterinário do seu cão para fazer despiste de doenças ou infeções ósseas.
Tem um gato e é obeso?
No que diz respeito à obesidade em gatos, é de notar que a tarefa de se lavarem (grooming) está mais dificultada, sendo que tenderão a não conseguir chegar a determinadas zonas como, por exemplo, a zona perto da cauda, membros posteriores e até mesmo na zona da barriga. Nestas zonas pode notar que o pêlo não está tão bonito como no resto do corpo onde o gato consegue chegar.
Se, de facto, notou um aumento excessivo de peso no seu animal de estimação e teme que isso condicione a qualidade de vida dele não hesite em contactar o seu Dr. Bigodes e agendar uma consulta de nutrição.