Quer os gatinhos quer os cachorros quando nascem têm necessidades especiais que necessitam de ser precavidas. Nas primeiras horas após o nascimento os filhotes de ambas as espécies têm que ter acesso ao leite materno, para que deste modo possam receber o colostro, que consiste, de forma grosseira, numa porção especial do leite materno que é muito rico em factores que vão ser importantes para garantir as defesas dos cachorros nos primeiros tempos de vida.
Nos primeiros dois meses de vida, salvo raras excepções, os filhotes devem ser mantidos junto das progenitoras e dos restantes irmãos e devem ser asseguradas as condições de higiene e desparasitação. É normal e até desejável que nesta fase as mães estimulem a zona genital dos filhotes e que inclusivamente ingiram parte das fezes dos filhotes, não é de todo motivo de preocupação, este tipo de comportamento é mais evidente nas primeiras semanas e deverá reduzir-se gradualmente a caminho das oito semanas. Após as oito semanas os filhotes podem ser separados do resto da ninhada, devem ser sujeitos a uma consulta veterinária e estabelecido o protocolo de desparasitação e vacinação.
Deve ser garantida uma alimentação adequada, algumas rações comerciais de qualidade superior podem custar dezenas de euros por saco, no entanto, se fizermos bem as contas à quantidade que temos que dar diariamente rapidamente nos apercebemos que estamos a falar de custos perfeitamente aceitáveis e que, no futuro, verá os frutos deste “investimento”.
Durante a fase de crescimento os filhotes devem ser sociabilizados tão cedo quanto possível com todos os estímulos que possam vir a contactar durante a vida (saídas à rua, contacto com crianças, contacto com outros animais, etc) e deve ser iniciada a sua educação.
Se seguirmos estes princípios à risca vamos ter resultados positivos garantidos. Se tivermos em atenção estes três pilares: saúde/profilaxia, alimentação e educação/ sociabilização estaremos no caminho certo para criarmos um filhote feliz e que possa no futuro ser parte activa da vida do seu dono.