
A escolha das rações para animais é importante para garantirmos aos nossos patudos uma vida longa e saudável. Saiba tudo com o veterinário da Dr. Bigodes.
Quais são as rações para animais que existem no mercado?
No mercado, há inúmeras opções de rações para animais, cada uma desenvolvida com um propósito específico e adaptada às necessidades individuais de cada patudo. Um dos principais critérios na escolha da ração é a fase de vida. Os cachorros e gatinhos precisam de rações ricas em energia, proteínas e nutrientes essenciais para o seu crescimento. Os adultos requerem uma dieta equilibrada que mantenha a vitalidade, sem incentivar o excesso de peso. Os animais idosos beneficiam de rações com menos gordura e com ingredientes que promovam a saúde articular e digestiva.
Existem rações terapêuticas e funcionais para animais, desenvolvidas para condições específicas?
Existem rações formuladas para animais com condições específicas, como:
- Os animais com excesso de peso, beneficiam de rações “light”, com menos gordura e mais fibras, que ajudam a controlar o apetite
- Para cães e gatos com problemas urinários, existem fórmulas que equilibram o pH da urina e reduzem o risco de desenvolvimento de cristais na urina
- Animais com alergias ou sensibilidades alimentares podem precisar de rações hipoalergénicas, com proteínas hidrolisadas ou alternativas, como peixe e batata doce
- Para os animais que têm problemas digestivos, respondem melhor a dietas com prebióticos e fibras ajustadas
- Os doentes cardíacos necessitam de rações para controlar o equilíbrio de sódio, reduzindo a retenção de líquidos e o esforço do coração. Costumam conter também taurina, L-carnitina e ácidos gordos ómega-3, nutrientes que apoiam a função cardíaca e a circulação
Posso dar ração terapêutica ao meu patudo sem recomendação veterinária?
A Dr. Bigodes recomenda sempre consultar o médico veterinário do seu animal antes de mudar a alimentação, especialmente em casos de doença ou tratamento. Pois o médico veterinário é que poderá aconselhar a melhor ração para cada caso, mediante avaliação médica, analíticas, estilo de vida e comportamentos. O nível de atividade também influencia, cães de trabalho ou gatos com acesso ao exterior gastam mais energia e podem precisar de uma ração mais calórica. Já os animais de interior tendem a precisar de menos calorias.
Quais são os tipos de comportamentos que devo ter atenção e que me possam indicar que existe algum défice na alimentação do meu animal?
Existem certos comportamentos a ter em consideração e que poderão indicar-nos algum défice na alimentação do seu animal, como: Picacismo, que é ingestão de produtos não alimentares. A polifagia, que se traduz no aumento do apetite do animal, e por fim, a coprofagia, que designa a ingestão de fezes. Isto acontece devido ao tédio, stress ou má absorção dos nutrientes. Caso isto aconteça, é necessário marcar consulta com o médico veterinário para haver o ajuste adequado na alimentação do animal.
Quais são as rações para animais mais recomendadas pelos médicos veterinários?
Na escolha da ração para cães e gatos, os médicos veterinários normalmente consideram importante uma ração completa e equilibrada, ou seja, deve fornecer todos os nutrientes essenciais para aquele animal, fase de vida e condição fisiológica. As marcas que envolvem nutricionistas ou equipas de nutrição animal, e que cumprem normas como as da FEDIAF (Europa) ou da AAFCO (EUA) são sempre aconselhadas. Outros fatores a ter em conta, são os nutrientes, as rações têm de ter um bom nível de proteína, gorduras essenciais, fibras, etc.
Se ainda não sabe que ração escolher para o seu animal de estimação, aconselhe-se sempre com o médico veterinário do seu animal. Marque já consulta com a Dr. Bigodes, no conforto da sua casa e aguarde comodamente no sofá, sem stress e sem filas de espera!