A hipertensão define-se pelo aumento da pressão arterial e está reconhecida entre gatos, à semelhança do que acontece com seres humanos. O seu gato é hipertenso e não sabe ainda? Faça o diagnóstico com o veterinário ao domicílio da DrBigodes!
Gato hipertenso
Tipicamente, a hipertensão afecta gatos mais velhos, no entanto, pode ocorrer, ainda que seja pouco frequente, em gatos jovens. No gato esta condição é secundária a outra causa primária. Saiba tudo aqui!
Diagnóstico de hipertensão nos gatos
A hipertensão felina é diagnosticada de forma semelhante à humana, através da utilização de uma braçadeira, colocada geralmente num dos braços ou na base da cauda do gato, seguida da leitura dos valores indicados pelo medidor de pressão arterial. Por norma, os valores de pressão arterial são ligeiramente superiores em gatos, quando comparados com humanos.
Um resultado fiável para gatos hipertensos
Existem muitos gatos que sofrem do chamado síndrome da bata branca, o que significa que o médico ou enfermeiro que esteja a realizar este procedimento tem de ter em atenção vários factores para minimizar o stress do gato. Estes factores vão desde: a saída de casa, a viagem, tempos de espera na recepção e cheiros e ruídos estranhos que têm de ser minimizados. Todas as medidas de “cat friendly” têm de estar presentes. Em determinados casos é mesmo necessário fazer esta medição em casa, de modo a evitar o stress da deslocação.
Valores “normais”
Os valores normais nos gatos são em média 120 mmHg de pressão sistólica (vulgarmente chamada de “máxima”) e 80 mmHg de pressão diastólica (a “mínima”).
Consequências da hiptersão nos gatos
Existem consequências para os gatos hipertensos, tais como:
Olhos
Hemorragias e alterações da retina, afectando a visão do gato.
Cérebro
Hemorragias com alterações de comportamento, convulsões, demência.
Coração
Com o passar do tempo, a parede de uma das câmaras cardíacas (ventrículo esquerdo) torna-se mais espessada, uma vez que o coração tem de contrair de forma mais intensa quando a pressão arterial está elevada.
Rins
A hipertensão vai provocando danos nos rins aumentando o risco de desenvolvimento de insuficiência renal.
Causas para o gato hipertenso
Destacam-se a doença renal e o hipertiroidismo. Poderá também ser primária (congénita ou idiopática).
Sinais clínicos dos gatos hipertensos
Como a hipertensão é geralmente um efeito secundário de outra patologia, os sinais apresentados por um gato afectado são muito variáveis e inespecíficos e, geralmente, dependentes da causa inicial e não do aumento da pressão arterial em si.
Tratamento
Felizmente existe tratamento para esta condição, quando o controlo do factor predisponente não é suficiente para restabelecer os valores normais! Na maioria das vezes prescreve-se medicação oral, assim como aconselhamento do tipo de alimentação, controlo de obesidade e promoção de exercício.
Poderá fazer o controlo da hipertensão do seu gato, no conforto da sua casa com a DrBigodes, perto de si. Marque já consulta!