Criado a por em: Curiosidades.

gatos-mirando-fijamente

 

 

 

Questão 1

De modo a evitar excessos alimentares o gato não deve ter comida à disposição.

Falso. O sistema digestivo do gato está preparado para realizar pequenas refeições várias vezes por dia. O gato em liberdade caça sensivelmente de 4 em 4 horas. De modo a permitir que o gato se alimente frequentemente a comida deve estar sempre à disposição.

Questão 2

Os brinquedos que permitem esconder a comida são enervantes para o gato e criam frustração, como tal devem ser evitados.

Falso. Este tipo de brinquedos são uma excelente forma de disponibilizar comida ao seu gato. Estimulam cognitivamente o gato, promovem o exercício físico e evitam os excessos alimentares. Use e abuse destes comedouros interactivos. Pense sempre que queremos aproximar o modo como damos a comida aos comportamentos predatórios, e as presas não aparecem em pratos!

Questão 3

Embora existam excepções, as areias do tipo aglomerantes são as preferidas dos gatos.

Verdade. As areias aglomerantes têm duas grandes vantagens. O tipo de grão fininho, tipo areia de praia, é o preferido dos gatos e, por outro lado, o facto de serem aglomerantes impede os maus odores e facilita muito a limpeza da caixa. O facto de nem todas as areias agradarem aos gatos é um dos motivos para o gato urinar fora da caixa.

Questão 4

Os ponteiros a laser são um brinquedo de eleição para os gatos e pode usá~los sem qualquer receio.

Falso. De facto, este tipo de ponteiros constitui uma diversão para muitos gatos, mas deve ser usado com alguma moderação, porque pode criar frustração no gato. O gato se não conseguir caçar nada, pode irritá-lo. No entanto, se o seu gato só gosta de comer e dormir e não reage a nada, um ponteiro de laser pode ser um bom princípio para o estimular.

Questão 5

Para promover a ingestão de água, o bebedouro deve estar perto da comida, de modo a “lembrar” ao gato que deve beber.

Falso. O gato funciona precisamente ao contrário! A água deve estar longe do comedouro, e de preferência, em vários locais da casa, porque o gato não tem por hábito beber no mesmo local onde caça. Ter uma fonte de água também constitui um excelente meio de promover a ingestão de água uma vez que os gatos adoram água em movimento.

Questão 6

Se o seu gato urina fora da caixa de areia, nunca o deve punir por esse facto.

Verdade. Existe sempre um motivo para o gato urinar fora da caixa. Não pense que se trata de um hábito de higiene menos asseado. Urinar fora da caixa é sempre um sinal de alerta que merece uma consulta pelo médico veterinário. Pode ter a ver com um problema físico ou de comportamento. Se punir o seu gato apenas vai piorar o problema, criando-lhe ansiedade e reacções de aversão ao dono.

Questão 7

O procedimento adequado a ter em caso de urina e/ou fezes fora da caixa de areia é limpar com um detergente enzimático adequado, registar o local e a altura em que aconteceu e consultar o médico veterinário.

Verdade. O melhor é registar os locais e o modo como esta alteração se apresenta. Os detergentes enzimáticos são os mais apropriados, pois são os únicos que conseguem eliminar o cheiro na sua totalidade. A maioria dos detergentes disfarça o cheiro e o nosso olfacto deixa de o detectar, mas para o gato o cheiro persiste e esse pode ser um dos motivos que leva a que o gato continue a urinar/defecar no mesmo sítio.

Questão 8

Os lírios são extremamente tóxicos para os gatos, o simples cheirar do pólen destas flores pode ser mortal.

Verdade. Todas as partes destas flores são tóxicas para os gatos. Desde o caule à flor e mesmo o próprio pólen. Basta o gato cheirar para ficar gravemente intoxicado. Esta intoxicação provoca uma insuficiência renal aguda muito grave, frequentemente irreversível, que pode levar à morte do gato. Nunca tenha estas flores em casa e nunca as oferece a quem tem gatos. Divulgue esta informação.

Questão 9

De modo a evitar estimular o comportamento de arranhar, apenas deve ter um arranhador em casa e longe dos sofás.

Falso. Arranhar é um comportamento normal, e até desejável, num felino. Quantos mais arranhadores disponibilizar melhor. Os arranhadores permitem ao gato exercitar-se, “afiar” as unhas e estabelecer marcas visuais que são importantes para a sua marcação territorial. Proporcione vários arranhadores em vários locais da casa. Deve ter sempre à disposição arranhadores verticais e horizontais, em cartão e em corda.

Questão 10

A erva para gatos deve ser evitada, porque a sua ingestão provoca vómitos.

Falso. A erva que se semeia para os gatos comerem constitui uma boa fonte de fibra. Por vezes, o gato vomita a seguir a ingerir a erva, mas isso é um comportamento “normal”, nomeadamente, para eliminarem bolas de pelo que estão no estômago.