yorki

Criado a por em: Curiosidades.

O enorme sucesso do Yorkshire Terrier, um dos mais populares cães de pequeno porte, tem-se mantido ao longo de décadas. O principal atributo desta raça é o pelo sedoso que lhe confere um aspecto muito elegante. Mas esta elegância e pequenas dimensões escondem um temperamento forte, por vezes, muito exigente.

Os antepassados do Yorkshire Terrier migraram da região de Glasgow, no condado de York, no inicio do século XIX. Embora seja hoje um cão de companhia por excelência, as origens do Yorkshire Terrier são profundamente rurais, uma vez que a sua missão inicial consistia em caçar roedores nas minas inglesas. Constitui, actualmente, o cão miniatura mais popular do mundo.

Personalidade

Yorkshire Terrier é um cão vivo, impulsivo e cheio de vida, mas teimoso. Extremamente afectuoso, mas com alguma dificuldade em lidar com crianças mais agitadas. Ladra muito e, como tal, é um bom cão de alerta. Corajoso e dominador, não hesita em atacar cães maiores.

Pelagem singular

Surpreendentemente fino e longo (podendo atingir 37 cm de comprimento), o pelo do Yorkshire Terrier cresce de forma permanente, dividido por uma risca dorsal. Textura semelhante ao cabelo humano, sem sub-pelo, esta pelagem admirável, brilhante e macia não apresenta períodos de muda e requer cuidados específicos. O alimento do animal deverá ser rico em ácidos gordos e biotina para enriquecimento do próprio pelo.

Predisposição para problemas bucodentários 

Tal como os outros cães de raça pequena, o Yorkshire Terrier tem grande predisposição para problemas bucodentários. Uma boa higiene oral é, portanto, essencial. A melhor forma de prevenir a formação de placa dentária e de tártaro é através da escovagem diária dos dentes e de um alimento adaptado que contenha nutrientes, nomeadamente o polifosfato de sódio, que ajudam a reduzir a formação de tártaro.

Apetite delicado e exigente

Yorkshire Terrier possui um olfato bastante menos desenvolvido do que os cães de maior porte o que torna esta raça muito caprichosa. Para satisfazer o apetite caprichoso, o seu alimento deve conter uma combinação de aromas excepcionais.

Uma longevidade excepcional

A esperança de vida do Yorkshire Terrier  situa-se nos 15 anos, o que significa que esta raça requer uma protecção activa contra os efeitos do envelhecimento, que podem afectar a qualidade da pele e da pelagem, o funcionamento cardíaco, bem como a mobilidade articular. Um alimento específico, com um teor adequado de antioxidantes, irá ajudar o Yorkshire Terrier, a envelhecer de forma saudável.

Concelhos

Devido ao seu temperamento, é aconselhável que o Yorkshire Terrier tenha uma educação rigorosa e não seja mimado em excesso. Um Yorkshire Terrier educado correctamente tem um carácter equilibrado e muito brincalhão. O pelo deve ser escovado e penteado diariamente. Escovagens diárias aos dentes ajuda na formação de placas.