Ao contrário do que acontece nos cães, os gatos são muitas vezes vistos como animais que não necessitam de vacinas por andarem dentro de casa. Então, porque vacinar os gatos se eles não saem de casa? Saiba mais com o veterinário da DrBigodes.
Devo vacinar o meu gato? Mas ele não sai de casa!
Ao vacinar o seu gato que não sai de casa, evita que os vírus que possam ser trazidos para casa por si, se alastrem até ele. Por lei e ao contrário dos cães, não existem vacinas obrigatórias para os gatos, mas existem doenças que os gatos podem contrair sem sair de casa e que podem ser fatais. A razão pela qual deverá vacinar o seu gato, é porque pode ser o propagador de algum vírus, simplesmente ao andar na rua e/ou tiver contacto com outros gatos ou animais.
Como pode transmitir os vírus da rua ao seu gato, que está em casa?
Quando entra em casa e faz festas/dá mimos ao seu gato, pode estar a transmitir-lhe algum vírus que trouxe do exterior. A forma mais frequente e fácil de transmissão é através do contacto entre gatos. Mas com estes felinos peritos em fuga, nunca se sabe se algum dia o seu gato não conseguirá escapar para a rua… e se não regressará com alguma doença.
Quanto tempo resistem os vírus?
Os vírus mais resistentes podem agarrar-se às roupas e resistir durante meses. Por isso, para além da vacinação é muito importante desparasitar o seu gato e fazê-lo com regularidade.
Medida de Prevenção: Vacine o seu gato
As vacinas de gato que actualmente existem no mercado protegem contra a panleucopénia felina, a coriza, a raiva, a herpesvirose e a leucemia felina.
Vacinar gatos é uma medida de prevenção que tem de ser tomada por parte dos tutores, para proporcionarem os melhores cuidados de saúde ao seus felinos.
Se tem um gato e ainda não iniciou o protocolo de vacinação, não espere mais! Proteja o seu gato e vacine-o com a DrBigodes!