Aquecimento em casa, como afecta os nossos animais?


← Voltar

Aquecimento em casa, como afecta os nossos animais

Saiba como o aquecimento em casa e os animais podem coexistir, sem causar grandes danos para os nossos patudos. Descubra como pode manter o seu animal quentinho neste inverno, com o veterinário da DrBigodes!

Porquê ter aquecimento em casa se o meu animal faz a mudança de pêlo?

Por norma, no inverno existe uma queda de pêlo mais acentuada. Também é certo que as mudanças climáticas estão a ajudar que este efeito seja possível em qualquer estação do ano. Não faz muito tempo que os especialistas demarcavam perfeitamente as épocas de muda de pêlo nos animais. Atualmente, as condições do meio ambiente estão a mudar e não já não existe propriamente um ciclo real de queda de pêlo. No entanto, no inverno tendemos a ligar o aquecimento em casa, mas como será que afeta os nossos patudos?

Aquecimento em casa e os animais

Se existir aquecimento permanente durante os meses de inverno, a renovação do pêlo continua o seu ciclo mas como se estivesse na estação quente, sendo cada vez mais frequente clientes nos centros de grooming com queda de pêlo durante todo o ano devido aos aquecimentos em casa.

Se for o seu caso, coloque o termóstato a uma temperatura ambiente (21ºC), para evitar que o animal sofra mudanças bruscas de temperatura. Porém, o mais aconselhado é recorrer a um profissional de grooming ou até ao médico veterinário se a queda de pêlo for em excesso, pois pode haver outras causas adjacentes.

Proteger do frio

O facto dos animais de estimação viverem dentro de casa durante todo o ano, com os benefícios que isso tem, contribuiu para que as suas necessidades, em certa medida, tenham variado. Assim, na atualidade, não se aceita que os cães vivam permanentemente no exterior, quando são cães de companhia, por isso o seu organismo não está acostumado a baixas temperaturas como estavam os seus ancestrais e eles sentem frio e temos de lhes proporcionar um abrigo ou vestir um agasalho. Tal como os gatos que têm acessos à rua.

Passeios agasalhados

Os agasalhos devem ser colocados mesmo antes de sair para a rua, que é quando o cão nota mais a mudança de temperatura, mas se durante o passeio entramos numa loja ou vamos a casa de alguém tiramos o mesmo, caso contrário terá o efeito contrário e o cão terá excesso de calor. No caso de o cão sair à rua por pouco tempo e realizar um exercício intenso, não será necessário o agasalho, mas se vamos sair para passear de forma relaxada, o melhor será vestir-lhe algo. Além disso, temos de ter em conta que se lhe vestimos uma roupa temos de o vigiar, pois pode ficar preso em algum lugar.

Para tratar bem do pêlo do seu animal na mudança de estação, agende Banho e Tosquia com a DrBigodes!

Agendar Banho e Tosquia