O seu animal está preparado para o desconfinamento?
Finalmente começamos a desconfinar, é bom ter a vida a regressar ao normal para todos nós.
Mas e o seu animal, será que depois de o ter em casa durante tanto tempo seguido, não vai estranhar?
De certeza, que sim! Se fizermos uma mudança abrupta na sua rotina, certamente que poderá começar a apresentar alguns comportamentos estranhos e até vir a entrar num estado depressivo.
O estado depressivo no animal é muito mais normal do que podemos pensar! O facto de o animal ser um ser dotado de sensibilidade poderá trazer-lhe determinados estados depressivos decorrentes de mudanças/alterações na sua rotina, por exemplo. Podemos referir que a não verbalização do que sentem e a capacidade que possuem para camuflar a doença poderá dificultar a identificação destes estados depressivos, acabando por se subdiagnosticar estes problemas. O diagnóstico e consecutivo tratamento requer muito trabalho e paciência sua com o animal.
Os animais foram quem mais sentiu quando confinámos há cerca de um ano atrás e serão agora, durante este desconfinamento, novamente uns dos principais afetados.
Então, que cuidados devo ter durante o desconfinamento?
Desconfinar não pode ser sinónimo de facilitismo. Há que ir preparando o nosso animal para a alteração de rotinas e manter os hábitos de higiene que foram criados até então de forma que o desconfinamento seja o mais seguro possível.
Podemos dizer que acima de tudo os animais vão ter os seus tutores menos tempo disponíveis para eles e, o tempo que os animais passarão sozinhos, bem como a alteração de hábitos como a hora da comida ou o número de vezes que vai à rua com eles, poderá tornar-se num problema, ainda para mais se esta transição for feita de forma abrupta.
A título de exemplo, se durante o confinamento passeia o seu cão três vezes por dia e se após o desconfinamento voltar à rotina que tinha anteriormente, o passeio com o seu cão for somente de uma vez por dia, saiba que esta mudança pode desencadear um estado depressivo no seu animal de estimação.
A preparação do desconfinamento, começa agora
O mais importante será tentar manter as rotinas o mais parecidas possível e ter em atenção que qualquer alteração deve ser introduzida de forma lenta. Desta forma, é importante que mesmo antes de desconfinarmos organizemos o nosso dia de forma a começarmos desde já a introduzir pequenas alterações como, por exemplo, o horário dos passeios do seu cão, assim como, a duração destes. A hora do dia em que alimenta o seu animal, também, deve ser o mais aproximada possível do horário que irá cumprir quando desconfinar.
Neste momento, enquanto não volta à sua rotina antiga pode, por exemplo, realizar alguns exercícios/atividades com o seu animal começando por sair de casa durante pequenos intervalos de tempo que serão progressivamente aumentados de dia para dia, sendo sempre importante que sempre que sai e entra evite, durante cerca de quinze minutos, o contacto físico com os eu animal.
Naturalmente que animais diferentes poderão reagir a esta mudança de rotinas de forma distinta. Sendo que alguns reagirão melhor do que outros.
O seu animal de estimação agradece que tenha em atenção estas preocupações.