Gato Somali: conheça esta raça


← Voltar

somali

Gato Somali é uma raça com tendência a ser exploradora, inteligente e sociável. Conheça esta raça de gatos, com o veterinário da Dr. Bigodes.

Quais são as características físicas dos Gatos Somalis?

Os gatos somalis têm tamanho médio, estrutura esbelta e ágil. A pelagem é semi-longa, macia e sedosa, tendo como cores mais comuns: vermelho, canela, azul, bege e prata, de cauda longa, espessa e felpuda. São muto similares aos gatos de Raça Abissínio, mas com pêlo longo e com uma pelagem à volta do pescoço que parece uma juba. Podem variar de peso médio entre os 3 e os 5 kg e têm uma esperança média de vida entre os 12 e os 16 anos.

Personalidade do Gato Somali

A personalidade do gato somali distingue-se pela sua curiosidade, inteligência e energia. É um gato afetuoso, adora a companhia dos donos e de outros animais. O gato Somali é expressivo, tanto no seu comportamento, como na vocalização, gosta que lhe deem atenção, caso contrário poderá ter um comportamento destrutivo.

Origem da raça Somali

A Raça Somali resultou dos cruzamentos de gatos Abissínios. São geneticamente idênticos, mas inicialmente foram considerados “falhas” na criação de gatos abissínios. No entanto em 1960, nos EUA, Evelyn Mague decidiu preservar e desenvolver estes gatos de pêlo longo, de maneira intencional. A raça foi gradualmente reconhecida pelas principais associações felinas: CFA (Cat Fanciers’ Association), em 1979 e pela TICA, FIFE e outras associações, nos anos seguintes.
O nome da raça Somali surgiu como referência ao país vizinho da antiga Abissínia (atual Etiópia), para que de certa forma se relacionasse com o gato abissínio. O gato Somali é considerado o parente selvagem do abissínio, com cauda de raposa.

Quais são as doenças mais comuns nos gatos de raça Somali?

Os gatos de raça Somali têm predisposição para algumas doenças, sendo as mais comuns:

Deficiência de Piruvato Quinase (PKD ou PKDef) no gato Somali

Deficiência de Piruvato Quinase no gato Somali é uma doença genética, que afeta a enzima piruvato quinase, essencial para a produção de energia nos glóbulos vermelhos. Pode causar anemia hemolítica crónica, ou seja, existe diminuição da contagem dos glóbulos vermelhos no sangue, que leva à fadiga, perda de peso e mucosas pálidas. Os gatos portadores  desta deficiência não devem ser cruzados entre si.

Atrofia Progressiva da Retina

A Atrofia Progressiva de Retina é uma doença hereditária, que se revela na degeneração progressiva da retina e leva à perda de visão.

Doença Periodontal no somali

A doença periodontal caracteriza-se por uma inflamação nas gengivas e problemas nos dentes devido à acumulação de tártaro. OSomali é propenso, devido à estrutura da mandíbula.

Amiloidose

Amiloidose é uma doença rara, que se traduz no depósito anormal de proteínas nos órgãos, especialmente nos rins ou fígado, que pode levar à insuficiência renal ou hepática.

Alergias ou Sensibilidades Cutâneas no Somali

O gato Somali, com a sua pelagem densa, pode ser sensível a pulgas, ácaros ou certos alimentos. Sendo a escovagem e o controlo de parasitas fundamentais, para o seu bem-estar.

Cuidados Especiais a ter em consideração com o gato Somali

Como todos os animais, os Somalis também têm cuidados especiais a ter em consideração:

Cuidados com a pelagem do gato somali

Devido ao pêlo semi-longo, os Gatos Somali necessitam de alguns cuidados com a pelagem, nomeadamente escovagem 2 a 3 vezes por semana para evitar nós e remover pelos mortos. E durante as épocas de muda de pêlo (primavera e outono), pode ser necessário escovar diariamente.

Higiene oral

Devido à predisposição do gato Somali desenvolver a doença periodontal é recomendado escovar os dentes 2 a 3 vezes por semana com pasta própria para gatos, bem como snacks dentários ou brinquedos que ajudem a controlar o tártaro. E aproveitar as idas ao veterinário para fazer limpeza, quando necessário.

Estimulação mental e física do gato somali

Os Gatos Somali são muito inteligentes, ativos e curiosos, como o tédio os pode levar a terem comportamentos destrutivos, é necessário enriquecer o ambiente em casa. Deverão ter brinquedos interativos, arranhadores, árvores arranhadoras altas e prateleiras de escalada, para que possam gastar a sua energia. Os gatos desta raça também precisam de interagir com os seus donos e não gostam de passar muito tempo sozinhos.

Check-ups regulares

As idas ao veterinário com regularidade são importantes para os gatos de raça Somali, para fazer o seu correto acompanhamento, para fazer despiste de doenças genéticas e prevenção de outras doenças.

Se tem um gato somali, ou pensa adoptar um, sabe que poderá fazer o seu acompanhamento na comodidade da sua casa, sem stress e sem filas de espera. Estamos à distância de um click ou de uma chamada. Marque já consulta!

Agendar Consulta