Estou em teletrabalho, e agora o que faço com o meu animal de estimação?
Em tempos de pandemia o teletrabalho tornou-se uma rotina comum na maioria das famílias. Apesar de representar uma solução no mercado de trabalho traz, também, uma série de mudanças e de novos hábitos na casa dos portugueses nomeadamente, no que diz respeito aos cuidados com os animais de companhia que atualmente podem usufruir da presença do tutor durante um período mais alargado de tempo durante o dia.
Mais tempo em casa não significa, necessariamente, mais tempo disponível para os animais de companhia. Pois bem, agora que as rotinas familiares se alteraram importa explorarmos truques e dicas, em forma de conselhos, de forma a garantirmos que a convivência entre tutores e animais de companhia se torne a melhor possível.
Manter as rotinas com o seu animal de estimação e cuidado com a alimentação
De uma forma geral deve manter uma rotina, isto é alimentar o seu animal sempre à mesma hora, passeá-lo em horários semelhantes e no mesmo número nos diferentes dias, assim como, e no que toca aos momentos de brincadeira entre si e ele, estes devem ser sensivelmente à mesma hora. É igualmente muito importante que não ofereça alimentos da sua dieta ao animal de companhia, tal poderia provocar-lhe uma disbiose gastro intestinal e levar a estados agudos de diarreia e vómitos. Por outro lado, pode igualmente levar a excesso de peso ao seu animal.
Estou em teletrabalho, mas o meu cão/gato está sempre a ladrar/miar, o que posso fazer?
Se passa mais tempo em casa é natural que tal possa levar o seu cão/gato a várias tentativas de o levar a brincar com eles, ou a pedir para irem à rua ou até mesmo a chamar a sua atenção. Estas situações podem tornar-se insustentáveis quando está a trabalhar e tem que se mostrar disponível e produtivo a cem porcento. Pois bem, de forma a evitar estes comportamentos por parte do seu animal deve garantir que antes de começar a trabalhar e para evitar interrupções, deu a atenção necessária ao seu animal, passeando-o, alimentando-o e criando um espaço aconchegante onde ele possa permanecer confortável.
Se, mesmo assim o seu cão insiste em ladrar durante a sua videoconferência e o gato está constantemente a passar pelo teclado terá de investir em atividades com eles, que os ajude a libertar energias acumuladas e que garantam que ficam suficientemente entretidos durante um bom período. Existem em várias superfícies comerciais, que vendem produtos para animais de companhia, brinquedos tais como: bolas dispensadoras de snacks para cães e/ou gatos; o clássico “Kong” que muito trabalho pode dar ao seu cão; snacks em forma de osso, por exemplo, de longa duração; pode até mesmo realizar um brinquedo caseiro criando um labirinto com rolos de papel higiénico vazios onde esconde porções de ração que os obrigará a perder um bom tempo até encontrar toda a ração escondida. Outras atividades como estabelecer comandos de voz “senta, deita, fica” associadas a reforço positivo podem ser uma boa ferramenta a criar como momentos lúdicos entre si e o seu animal, e que o ajudarão a “controlar” o seu animal quando pretende estar a trabalhar.
Invista na relação com o seu animal de estimação
Em suma, invista na relação com o seu animal de companhia, seja criativo, não tem necessariamente de lhes dedicar mais tempo, mas sim tornar o tempo que lhes dedica mais prazeroso para si e para eles.
O seu Dr. Bigodes será o profissional indicado para o ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas e a intervir sempre que for necessário. Mesmo em tempos de pandemia estamos mais presentes do que nunca.