Por vezes, a conduta de eliminação do cão pode ser problemática e a causa pode ser uma má aprendizagem. Saiba como ensinar o seu cão a ser limpo em casa, com o veterinário da DrBigodes!
Saiba os truques para que o seu cão seja limpo em casa!
A maioria dos cães aprende rápido a fazer as suas fezes e urina nos lugares indicados. Com paciência e um certo controlo dos hábitos do nosso cão, com alguns exercícios de autocontrolo, é muito fácil ensiná-lo a fazer as suas necessidades na rua.
A ter em conta:
- Um cachorro de 2 meses necessita de evacuar em cada 2 a 4 horas, quando está acordado;
- Todos os cachorros evacuam imediatamente depois de acordar, depois de brincar e depois de comer e beber.
O tempo que pode passar até que urina depois de cada uma destas acções não ultrapassa os 15 minutos. Por isso, deve estar atento e levá-lo à rua, ou dirigir o cachorro até aos jornais ou tapetes absorventes que colocou no chão, e recompensá-lo por ter feito as suas necessidades fisiológicas no lugar indicado.
Se não tiver tempo de o levar a um local para evacuar, não temos de nos preocupar em demasia e, sobretudo, não devemos castigar. O cachorro está num processo de aprendizagem e não vai entender porque está aborrecido. O castigo poderá incitar o cão a fazer as suas coisas às escondidas, por temer ser repreendido, assim o seu treino será mais complicado.
Donos com falta de tempo
Mas o que podemos fazer quando não temos tempo para controlar o animal em todos os momentos? Muitas vezes, por falta de tempo ou de paciência, não podemos estar todo o dia dependentes do nosso animal de companhia e uma boa forma de controlar os seus hábitos de eliminação é o que normalmente se chama de “treino com caixa”. Este método consiste em manter o cão tranquilo e cómodo numa transportadora ou parque para cachorros enquanto não o temos sob o nosso controlo. Não é um castigo e o cachorro não o vai ver como tal. Devemos acostumá-lo que quando não estamos a brincar com ele, não o levamos à rua ou, simplesmente, quando queremos estar tranquilos a ver televisão, ele relaxa na sua “caixa”. Os cães são limpos (à sua maneira) e não fazem as suas necessidades no seu lugar de descanso. Para eles isso seria muito sujo. A única coisa coisa que devemos fazer é tirá-lo quando achamos que deve evacuar, e depois deixá-lo solto durante o tempo em que prevemos que não o fará de novo.
O que não devemos fazer para que o seu cão seja limpo em casa
Os cães não são vingativos, se encontramos um xixi fora do lugar e não o apanhámos em flagrante, nunca o devemos repreender. O cão não irá compreender e irá associar o castigo a outra acção mais recente, como por exemplo, ir cumprimentá-lo.
É importante não cair em erros que só irão complicar a aprendizagem do cachorro para que seja limpo em casa.
A DrBigodes dá alguns exemplos:
Erro 1 – Castigar o cachorro com jornal
Se queremos que o cachorro faça as suas necessidades em cima do jornal. Este nunca deve associar este material com algo perigoso. Se ameaçamos o cão com um jornal ou lhe batemos com ele, só vamos conseguir que tenha medo de jornais e não se aproxime deles.
Erro 2 – Lavar com lixívia onde fez xixi
A lixívia, embora seja um produto muito desinfectante, tem um odor forte e vai atrair o cão a voltar a esse lugar e, inclusive, a tentar tapar o odor desta urinando sobre a zona que foi lavada.
Erro 3 – Colocar os jornais junto do comedouro e bebedouro
Como dissemos antes, os cães são muito limpos e nunca fazem as suas necessidades no seu lugar de descanso (na sua caminha), nem onde está a sua comida e água.
Erro 4 – Esfregar o focinho do cão no cocó e no xixi
Isto é algo muito habitual. Pode levar o cão a comer as suas fezes (coprofagia) para as fazer desaparecer e a esconder-se quando urina. Muitas pessoas pensam que é um sistema que funciona, mas na maioria dos casos é o contrário. O cão pode entender que quando o dono, muito chateado, lhe esfrega o focinho nas suas fezes é para que as coma. E, além disso, se o dono não vê, não há castigo, pois não à “prova do crime”.
Marcação com urina
A marcação pode terminar com a castração do macho, pois é uma conduta territorial que desaparece com a eliminação da testosterona em circulação no corpo do cão.
Micção por submissão ou excitação
A micção por submissão ou excitação é um problema que afecta tanto os machos como as fêmeas e tem muito a ver com a incontinência urinária. Nunca devemos castigar um cão por fazer xixi quando se excita ao ver-nos chegar, e devemos ter em conta que o acto de urinar de um cão muito submisso é uma forma de comunicação que nos quer dizer que se rende a qualquer ameaça.
Afinal…até é fácil
Não é difícil ensinar o cão a fazer as suas necessidades em lugares concretos. Com paciência e, sobretudo, com disponibilidade de tempo para o levar à rua a passear, conseguimos treiná-lo rapidamente. A prova está no facto de muitos de nós nem no lembrarmos de como ensinámos o nosso cão a ser limpo dentro de casa.
Se ainda restarem dúvidas, agende consulta ao domicílio e usufrua dos serviços da DrBigodes.