Diarreia nos gatos: o que devo saber?

Diarreia nos gatos o que devo saber

O seu gato está com diarreia e não sabe o que se passa com ele? Saiba quais as causas que podem estar associadas à diarreia nos gatos e como pode ajudá-los. Na saúde e na doença, não é assim?

O que é a Diarreia?

A diarreia é um processo de limpeza do corpo, onde o organismo se livra de substâncias indesejadas e agentes patogénicos. É um movimento dos intestinos que leva à evacuação das fezes, com uma quantidade de líquido exagerada.

Costuma afetar os gatos com alguma regularidade mas, na maioria das vezes, duram pouco tempo e resolvem-se sozinhas. Por outro lado, há casos em que a diarreia pode ser um sinal de uma doença. Em caso de dúvidas, marque consulta com o veterinário da Dr. Bigodes.

Problemas intestinais, mudanças repentinas na alimentação, infeções e viroses. Conheça as principais causas que poderão estar por trás da diarreia do seu gato.

O que significa a diarreia do seu gato?

Tal como nós humanos, também há animais que são intolerantes e alérgicos a alguns alimentos. Consequentemente, surgem sintomas, como a diarreia. O mesmo pode acontecer se o gato apresentar alguma reação a medicamentos como antibióticos.

Em casos mais raros, o envenenamento também pode ser uma das causas da diarreia. Se suspeita que o seu animal possa ter ingerido algum produto tóxico, contacte o Dr. Bigodes para um tratamento imediato.

Caso o animal consuma alimentos estragados ou tenha uma alteração muito brusca na ração, como quando passam de ração Kitten para Adulto, também pode desencadear diarreia. Como os gatos são sensíveis à mudança, é importante que faça esta troca aos poucos. Misture algumas colheres da nova comida, no fundo da tigela, tapada pela comida a que o gato está habituado. Algumas semanas depois, já pode substituir totalmente a alimentação.

Além disso, as alterações na rotina provocam distúrbios nos felinos. Desta forma, uma simples mudança de ambiente, como ir viver para uma nova casa, podem gerar quadros de diarreia nos seus gatos, uma vez que os níveis de stress dos animais aumentam.

Sabia que a diarreia é uma forma dos gatos reagirem a infeções bacterianas e viroses? Entre elas, bactérias como as salmonelas, vírus como a leucemia felina ou parasitas como carraças, lombrigas, protozoários e ténias.

Doenças, como a pancreatite, doença inflamatória intestinal e hipertiroidismo, provocam diarreia nos gatos. Em casos mais graves, há a possibilidade de tumores estarem a causar diarreia.

Já ouviu falar em diarreia crónica? Normalmente, se a causa da diarreia do seu gato não for descoberta ou não for bem tratada, poderemos estar perante um caso de diarreia crónica. Para ser assim identificado, a diarreia do gato tem que durar mais de dez dias.

Por outro lado, podemos estar perante uma diarreia súbita/aguda, que dura habitualmente menos de 48 horas. O animal costuma perder o apetite e verifica-se um aumento do número de vezes que defeca.

Especial atenção aos gatos de raça pura

Embora não se possa associar a diarreia a raças específicas, os gatos de raça pura costumam ser mais sensíveis. Por isso é que a diarreia em gatos Persa, por exemplo, é bastante comum. Como já referido, pode ser manifestada se a sua alimentação for mudada ou se for confrontado com situações que lhe cause stress

Os perigos da diarreia

A desidratação, que consequentemente pode causar pulso fraco, batimentos cardíacos acelerados ou arritmia cardíaca, é um dos riscos que a diarreia desencadeia. Os gatos, por si, já bebem pouca água, por isso,a diarreia – que faz com que o animal perca elevados níveis de água –  poderá tornar-se num problema grave.

Também pode vir acompanhada de outros sintomas, dependendo do quadro clínico associado. Se estivermos perante uma diarreia infecciosa – e uma vez que é mais grave quando comparado com uma pequena intolerância alimentar – podem surgir sintomas como fraqueza, febre, sangue ou muco nas fezes, perda de força muscular, peso e apetite, vómitos, náuseas e cólicas.

Como tratar a diarreia nos gatos?

O primeiro passo é identificar que o seu felino está a sofrer com a diarreia. Nem sempre é uma tarefa fácil, porque dependendo da gravidade, o gato pode conseguir chegar até à caixa de areia destinada às suas necessidades. Nestes casos, só quando o odor das fezes levam o dono a limpar a caixa, é que se consegue averiguar que o gato está com diarreia.

Por isso é tão importante que vá estando atento ao comportamento do seu amigo de quatro patas. Se notar que ele está mais quieto e isolado ou se deixou de reagir a estímulos diários, chame o Dr. Bigodes para cuidar do seu animal.

Em relação ao tratamento, só é possível fazê-lo corretamente, depois de diagnosticada a causa que está a provocar a diarreia. Se necessário, o gato poderá ter de realizar análises sanguíneas ou até radiografias. O tratamento varia de caso para caso, consoante a gravidade da situação. Animais que apresentem elevados níveis de desidratação podem ter de ficar internados.

Mais uma vez, é importante reforçar que não há sinal de alarme se a diarreia durar apenas um dia, sem sintomas mais graves como vómitos. Se a situação se manter por mais tempo, consulte o seu veterinário para um tratamento adequado à condição do gato.

Cuidados a ter em casa

Durante o período de recuperação, vai tornar-se no veterinário de serviço. Certifique-se que cumpre as indicações dadas pelo médico, e que o seu gatinho se mantém hidratado e em repouso.

Em caso de ter sido recomendado jejum, o regresso à alimentação normal deve começar a ser feito com pequenas refeições, várias vezes por dia. Além disso, deve ser uma dieta com pouca quantidade de fibra e gordura e que seja de digestão simples. Os biscoitos, durante o tratamento, também estão fora de questão.
Ah! Não se esqueça de manter a desparasitação em dia!

A não esquecer:

• A diarreia é um processo de limpeza do corpo, para se libertar de substâncias indesejadas. É bastante comum aparecer em gatos.
  • Identificar as causas, assim como os sintomas, é o primeiro passo para poder ajudar o seu amiguinho.
  • A diarreia pode indicar vários problemas de saúde como intolerância a certos alimentos ou doenças como pancreatite, doença inflamatória intestinal e hipertiroidismo.
  • Um dos riscos associados à diarreia é a desidratação do animal. Consulte o seu Dr. Bigodes para um diagnóstico e tratamento do seu felino.