Quando temos um cão tudo muda! Ter um cão significa muitas vezes ter de defender a comida, proteger o lixo, chinelos e tantas outras coisas.
A Dr. Bigodes fala-lhe sobre algumas mudanças na sua rotina com a convivência com um cão.
O que muda quando decide ter um cão?
Quando toma a decisão de ter um cão tem de ter consciência que a sua rotina vai mudar e por vezes a forma como encara a vida também. Mas o que é que muda efetivamente?
Sentido de Responsabilidade
Para começar, ganha sentido de responsabilidade para com outro ser. Tem de ter certos cuidados com a alimentação, higiene, treino, empatia e cuidados médico-veterinários. Isto faz com que adquira disciplina e respeito, que ajudam a desenvolver capacidade de organização, gestão de tempo e compaixão.
Socialização
A socialização é um aspecto que se pode desenvolver aquando do passeio com o cão, levá-lo a parques ou áreas de convívio canino pode ser uma oportunidade para conhecer pessoas novas.
Bem-estar emocional
A convivência diária com um cão tem um impacto positivo no nosso bem-estar, pois já vários estudos comprovaram que ajuda a reduzir o stress, ansiedade e depressão, ou outras condições de saúde mental, pois existe um aumento de produção da hormona oxitocina, conhecida também como a hormona do amor.
Companheirismo e Amor incondicional
Os cães são animais sociáveis, leais aos seus tutores e adoram mimos, estão sempre prontos a oferecer a sua companhia e acabam por preencher um vazio emocional e sem julgamentos. Aceitam os donos como sem terem por base a aparência ou outro aspeto supérfluo.
Segurança e Proteção
Pode sentir-se mais seguro em casa ou na rua se tiver um cão, pois eles podem reagir à presença de estranhos ou situações potencialmente perigosas, o que podem garantir outro tipo de segurança e proteção.
Exercício
Os cães precisam de ir à rua fazer as suas necessidades, brincar, socializar e fazer exercício físico. Ao ter um cão pode incentivá-lo a si a ser mais ativo e quem sabe com os passeios e brincadeiras ao ar livre começa a ter uma vida mais ativa, fazer exercício físico e por consequência uma vida mais saudável.
Ter um cão envolve um pouco de caos
Nem tudo são só coisas boas e positivas, as peripécias também fazem parte de uma convivência com um cão. “Traquinas” devia ser o nome do meio destes nossos amigos de 4 patas, pois ter um cão envolve um pouco de caos nas nossas vidas!
Mastigar objectos
Os cães têm necessidade de mastigar objectos, principalmente quando estão na mudança de dentes, e decidem sempre roer o que não devem, como os brinquedos que lhe compra, ou aqueles sapatos que comprou para o tal evento importante, ou o fio do carregador do computador ou até as cadeiras lá de casa.
Roubar comida
Os cães são profissionais no que toca a roubar comida, seja em cima da mesa de jantar, da bancada da cozinha, da rua ou do lixo e fazem-no mesmo quando está menos à espera ou com a cabeça noutro sítio. Os cães sabem quando estamos distraídos.
Ladrar constante
A ladrar é que os cães se entendem, mas existem raças ou personalidades que podem ladrar mais do que seria desejável, para não incomodar vizinhos ou até a si próprio. Se vive num apartamento e quer ter um cão, estude bem as raças de cães para saber com o que contar.
Passear ou ser passeado?
Alguns cães durante os seus passeios ao invés de serem passeados pelos seus tutores, gostam de passeá-los e estão constantemente a puxar a trela, o que se torna num passeio mais difícil e por vezes stressante.
Já tem um cão e revê-se nestas situações? São situações clássicas do dia a dia com os nossos animais e que estão agora retratadas em banda desenhada pelo ilustrador John Huang. Este trabalho surge da convivência diária que este ilustrador tem com a sua cadela Maimai.