Quiz Gateiro: Conheça o seu gato


← Voltar

Conheça o seu gato

Tem gatos ou sempre gostou de gatos? Acha que sabe tudo sobre os nossos queridos felinos? Neste Quiz Gateiro, avalie os seus conhecimentos e fique a conhecer melhor o seu gato com o veterinário da DrBigodes!

Conheça o seu gato com o Quiz Gateiro da Dr. Bigodes!

Preparado para conhecer melhor o seu gato?

#1 – De modo a evitar excessos alimentares, o seu gato não deve ter comida à disposição.

Falso. O sistema digestivo do gato está preparado para realizar pequenas refeições várias vezes por dia. O gato em liberdade caça sensivelmente de 4 em 4 horas. De modo a permitir que o gato se alimente frequentemente a comida deve estar sempre à disposição. Só em caso de dieta ou controlo por alguma razão do trato gastro intestinal é que não deve ter comida à disposição, de modo a evitar excessos alimentares. Como faz com o seu gato?

#2 – Os brinquedos que permitem esconder a comida são enervantes para o seu gato e criam frustração, como tal devem ser evitados.

Falso. Os brinquedos que permitem esconder comida são uma excelente forma de disponibilizar comida ao seu gato. Fique que a saber que o seu gato é estimulado cognitivamente porque estes brinquedos promovem o exercício físico e evitam os excessos alimentares. Use e abuse destes comedouros interativos. Pense sempre que queremos aproximar o modo como damos a comida aos comportamentos predatórios, e as presas não aparecem em pratos!

#3 – Conheça melhor o seu gato e, embora existam excepções, as areias do tipo aglomerantes são as preferidas dele.

Verdade. As areias aglomerantes são as preferidas dos gatos e têm duas grandes vantagens: o tipo de grão fininho, é o preferido dos gatos e, por outro lado, o facto de serem aglomerantes impede os maus odores e facilita muito a limpeza da caixa. O facto de nem todas as areias agradarem aos gatos é um dos motivos para o gato urinar fora da caixa.

#4 – Os ponteiros a laser são um brinquedo de eleição para o seu gato e pode usá-los sem qualquer receio.

Falso. De facto, este tipo de ponteiros a laser constitui uma diversão para muitos gatos, mas deve ser usado com alguma moderação, porque pode criar frustração no seu gato. O seu gato se não conseguir caçar nada, pode sentir-se irritado. No entanto, se o seu gato só gosta de comer e dormir e não reage a nada, um ponteiro de laser pode ser um bom princípio para o estimular e pode usá-lo sem qualquer receio.

#5 – Para promover a ingestão de água, o bebedouro deve estar perto da comida.

Falso. O gato funciona precisamente ao contrário! A água deve estar longe do comedouro, e de preferência, em vários locais da casa, porque o gato não tem por hábito beber no mesmo local onde caça. Ter uma fonte de água também constitui um excelente meio de promover a ingestão de água uma vez que os gatos adoram água em movimento.

#6 – Se o seu gato urina fora da caixa de areia, nunca o deve punir por esse facto.

Verdade. Existe sempre um motivo para o gato urinar fora da caixa. Não pense que se trata de um hábito de higiene menos asseado, pois a caixa de areia é um território sagrado. Urinar fora da caixa é sempre um sinal de alerta que merece uma consulta pelo médico veterinário. Pode ter a ver com um problema físico ou de comportamento. Se punir o seu gato apenas vai piorar o problema, criando-lhe ansiedade e reacções de aversão ao dono.

#7 – O procedimento adequado a ter em caso de urina e/ou fezes fora da caixa de areia é limpar com um detergente enzimático adequado, registar o local, a altura em que aconteceu e consultar o médico veterinário.

Verdade. O melhor é registar os locais e o modo como esta alteração se apresenta. Os detergentes enzimáticos são os mais apropriados, pois são os únicos que conseguem eliminar o cheiro na sua totalidade. A maioria dos detergentes disfarça o cheiro e o nosso olfacto deixa de o detectar, mas para o gato o cheiro persiste e esse pode ser um dos motivos que leva a que o gato continue a urinar/defecar no mesmo sítio e fora da caixa.

#8 – Os lírios são extremamente tóxicos para os gatos, o simples cheirar do pólen destas flores pode ser mortal.

Verdade. Todas as partes dos lírios são tóxicas para os gatos. Desde o caule à flor e mesmo o próprio pólen. Basta o gato cheirar para ficar gravemente intoxicado. Esta intoxicação provoca uma insuficiência renal aguda muito grave, frequentemente irreversível, que pode levar à morte do gato. Nunca tenha estas flores em casa e nunca as oferece a quem tem gatos. Divulgue esta informação.

#9 – De modo a evitar estimular o comportamento de arranhar, apenas deve ter um arranhador em casa e longe dos sofás.

Falso. Arranhar é um comportamento normal, e até desejável para proporcionar os cuidados necessários com as unhas do seu gato. Quantos mais arranhadores disponibilizar melhor. Os arranhadores permitem ao gato exercitar-se, “afiar” as unhas e estabelecer marcas visuais que são importantes para a sua marcação territorial. Proporcione vários arranhadores em vários locais da casa. Deve ter sempre à disposição arranhadores verticais e horizontais, em cartão e em corda.

#10 – A erva para gatos deve ser evitada, porque a sua ingestão provoca vómitos.

Falso. A erva que se semeia para os gatos comerem constitui uma boa fonte de fibra. Por vezes, o gato vomita a seguir a ingerir a erva, mas isso é um comportamento “normal”, nomeadamente, para eliminarem bolas de pelo que estão no estômago.

Passou neste Quiz gateiro? Se tem um gato e quer fazer o seu correto acompanhamento, entre em contacto com a Dr. Bigodes e conheça o próximo veterinário que se tornará o melhor amigo do seu animal!

Agendar Consulta